A otimização do design arquitetónico tem como objetivo otimizar os processos de produção industrial.
Numa primeira instância é necessário elaborar vários estudos, tendo em consideração todos os fatores que podem influenciar o processo produtivo, como o fluxo de deslocação, layout por processos e organização espacial.
Após a elaboração e análise dos dados recolhidos será possível apresentar um plano de reestruturação arquitetónica que contribua para um aumento de produtividade da organização.
Uma intervenção desta natureza irá provavelmente resultar numa alteração da organização do espaço físico, com uma nova disposição dos equipamentos, máquinas, ferramentas, produtos e colaboradores.
Este não é um conceito apenas válido para indústrias e grandes empresas, é muitas vezes aplicado com sucesso em pequenas organizações.
Está comprovado que em muitas empresas têm uma redução de custos significativa ao melhorar os fluxos dos processos produtivos. Pequenas mudanças no fluxo podem representar ganhos significativos, em termos de tempo e rentabilidade.
A otimização do design arquitetónico torna uma empresa mais ágil e faz com que ela seja mais produtiva, o que resulta numa maior rentabilidade.
Simplifique processos e multiplique a produtividade.